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LIDERANÇA POSITIVA é um caminho para um clima e cultura de sucesso em sua empresa.

A Liderança Positiva é um novo conceito baseado nos estudos da psicologia positiva e nos aspectos positivos das organizações.

 

De acordo com esta perspectiva, esse novo modelo de Liderança está baseado:

no que funciona nas organizações x ao que dá errado,

no que energiza x ao que é problemático,

no que é percebido como bom x ao que é contestável,

no que é extraordinário x ao que é meramente eficiente,

no que é inspirador x ao que é difícil.

 

A liderança positiva procura focar no que contribui para que as pessoas prosperem, para que sejam bem sucedidas e superem-se.

 

De acordo com esta abordagem, o autor mais conceituado nesse tema, Kim Cameron, estabelece 4 princípios de liderança que contribuem para que as organizações floresçam e obtenham resultados excepcionais. São eles:

 

  • Criação de um clima positivo: que promova o perdão e o reconhecimento no trabalho. A promoção de emoções positivas como alegria, confiança, reconhecimento e a redução de emoções negativas contribui para o aumento da retenção de informações, da criatividade e da produtividade das pessoas.

 

  • Criação de rede de relacionamentos positivos: Influenciar positivamente os colaboradores, facilitar a construção de relacionamentos positivos tais como as relações de mentoring e aproveitar os pontos fortes dos colaboradores, ao invés de suas fraquezas. Esta abordagem permite criar obter a excelência na performance e nos relacionamentos.

 

  • Criação de uma rede de comunicação positiva: Evidenciar objetivamente através do feedback as contribuições dos colaboradores para aumentar as chances destes comportamentos se repetirem no futuro. As críticas não são descartadas, entretanto elas são feitas com muito respeito e com o objetivo de ajudar a melhorar a performance.

 

  • Criação de um significado positivo no trabalho: É responsabilidade e papel da liderança infundir o propósito e significado do trabalho a cada um dos colaboradores, evidenciando como o trabalho de cada um tem impacto importante e positivo no bem estar das pessoas. Quando os colaboradores sentem que seu trabalho tem significado, a sua performance melhora.

 

Uma cultura baseada em liderança positiva tem relação direta com:

– Liberdade para tomada de decisões, o que aumenta o senso de controle e cria mais oportunidades de aprendizado;

– Informações compartilhadas, para gerar contribuições mais eficazes, quando os colaboradores entendem que seu trabalho se encaixa na missão e na estratégia da empresa;

– Maior civilidade, o que inclui mais acolhimento, mais elogios e menos rótulos;

– Feedback sobre o desempenho, de forma a abrir oportunidades constantes para o aprendizado. Ao eliminar a sensação de incerteza, mantém atividades ligadas ao trabalho focadas em metas pessoais e organizacionais. Quanto mais rápido e direto, mais útil o feedback.

 

A Liderança Positiva fortalece o princípio que resultados extraordinários podem ser alcançados com a contribuição de líderes preparados para aproveitar os pontos fortes dos colaboradores, criando e apoiando uma cultura de desenvolvimento e aprendizagem, baseada no destaque e multiplicação de melhores práticas.

Adriana Prado
Adriana Prado
É Mestre em Liderança Positiva pela Universidad Tecmilenio (DF, México), possui 25 anos de experiência em gestão empresarial e recursos humanos em multinacionais, no Brasil, México e Equador organizações. Atualmente atua na Metlife e utiliza em sua gestão aportes da Psicologia Positiva, a ciência da felicidade . É colunista do site Bahia.Ba, no qual escreve artigos sobre bem-estar e felicidade.