LIDERANÇA POSITIVA é um caminho para um clima e cultura de sucesso em sua empresa.
27 de abril de 2018
Equipes que cooperam não se sabotam!
11 de maio de 2018

“InSPIRE” sua vida!

“É precisamente a EXPECTATIVA de sermos perfeitamente FELIZES que nos faz sermos  MENOS FELIZES.”

(Tal Bem Shahar)

 

Vivemos nossa vida sempre em busca do tão sonhado “equilíbrio”, ou seja, temos uma estranha sensação de que:

  • Quando eu achar a dieta certa, eu perderei peso e ficarei feliz com meu corpo.
  • Quando eu me curar dessa doença, ficarei com entusiasmo.
  • Quando eu escolher um caminho espiritual, compreenderei meu propósito nesta vida.
  • Quando encontrar minha “cara metade” terei cumplicidade na vida à dois.
  • Quando tiver meus filhos criados, conseguirei viajar e curtir a vida.
  • Quando tiver um tempo sobrando, vou visitar aquele meu amigo que mora tão longe.
  • Quando conseguir minha promoção conseguirei mostrar meu talento profissional…

 

O “Quando” que tanto esperamos em nossas vidas, é uma armadilha que nos afasta da felicidade e de nosso bem-estar. Nos enganamos, muitas vezes, pensando que dando atenção a somente uma das dimensões de nossa vida, depois conseguiremos dar conta das demais.

 

A estas dimensões de nossa vida denominamos de SPIRE, que foi idealizado pelos co-fundadores do Wholebeing Institute, Dr. Tal Ben-Shahar (Profº Harvard) e Megan McDonough, como um novo modelo de bem-estar. Eles se dedicam a realizar cursos e pesquisas que ajudam as pessoas a viverem ao máximo as suas dimensões.  

 

O acrônimo SPIRE são as cinco dimensões: Spiritual – Physical – Intellectual – Relational – Emotional, que possibilitam nossa aprendizagem em como levar uma vida mais feliz e com bem-estar.

 

O grande diferencial desta abordagem é que ao invés de olhar para essas dimensões compartimentadas, você descobre que o bem-estar ideal, o tal “equilíbrio de vida”, não vem da fragmentação, das partes, mas da integração do todo.

 

O bem-estar ideal não está no “QUANDO”, mas sim no “AGORA”, ou seja, você aprende a abraçar tudo compassivamente e agir em cada uma destas dimensões, compreendendo o quanto uma pode alavancar a outra.

 

O SPIRE – convida você a mudar as suas perguntas a fim de alcançar estas atitudes no seu momento presente:

  • Bem-estar (S) espiritual: O que lhe dá propósito e significado? Que valores impulsionam suas ações?
  • Bem-estar (P) físico: O que você pode fazer positivamente por seu corpo, tratando-o bem e tendo consciência da capacidade inata e do quanto seu corpo pode afetar sua mente?
  • Bem-estar (I) intelectual: Quais são as formas de desafiar sua mente cultivando a criatividade e promovendo o amor pela aprendizagem?
  • Bem-estar (R) relacional: Como você contribui e beneficia as pessoas ao seu redor? Quais as maneiras para você promover um relacionamento saudável com sua rede?
  • Bem-estar (E) emocional: Como você pode aumentar as emoções agradáveis ​​e cultivar resiliência para lidar com emoções dolorosas?

 

O SPIRE tem sua fundamentação na Psicologia Positiva, conhecida como “a ciência da felicidade”, criada em 1998, pelo professor Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia (EUA), na época presidente da APA (Associação Americana de Psicologia) e que se dedica a estudar as características e os comportamentos das pessoas mais felizes e como elevar a média da felicidade das outras pessoas, por meio de diferentes pesquisas e instrumentos que estão conquistando o respeito no meio acadêmico, além do reconhecimento e a aceitação de diversas organizações que têm se beneficiado de sua aplicação.

 

Afinal, se este bem-estar e felicidade são tão importantes para a sua vida, o que dirá para as empresas que querem atrair, manter e desenvolver seus melhores profissionais?

 

As organizações já se deram conta que pessoas mais felizes geram mais resultados e menos custos.  Elas optaram por atuar no diferencial em COMO gerenciar as pessoas, afinal, pessoas mais felizes são melhores colaboradores, faltam menos, são mais criativas e inovadoras, prestam melhor serviço ao cliente, têm laços sociais mais estreitos, têm menos acidentes, são mais comprometidas, são melhores avaliadas por seus líderes, experimentam menos “Burnout”, têm uma vida com significado.

 

O SIPRE é uma ferramenta que quando utilizada no ambiente corporativo é capaz de promover o desenvolvimento de hábitos que melhoram o engajamento e o desempenho das equipes, conquistando melhorias nos indicadores da gestão das empresas.

 

Ao apropriar-se do SPIRE como uma ferramenta de gestão, as Lideranças terão o diagnóstico do “pulso” de suas equipes.  É isso mesmo! Como se o SPIRE fosse um monitor de frequência cardíaca.

 

Coloque seus dedos do meio na parte inferior do pulso, logo abaixo da base do polegar. Conte o número de batimentos (pulsos) por 15 segundos. Pegue esse número e multiplique por quatro para encontrar sua frequência cardíaca em batimentos por minuto.  Esse número muda o tempo todo! Às vezes é mais alto e às vezes é menor. Você subiu um lance de escada? Você esteve sentado por um tempo? Você se exercitou mais cedo? Quando foi a última vez que você comeu? Você sentiu raiva? Recebeu uma ligação agradável? Ou seja, tudo influencia esta frequência.

 

Se fizermos uma analogia com as dimensões do SPIRE, cada colaborador de uma equipe poderá alterar seu pulso, sua frequência, ou seja, suas dimensões. O mais importante é que estas Lideranças saibam reconhecer e valorizar a leitura desta frequência, orientados por um dos princípios da psicologia positiva – conhecido como “permissão para ser humano” e olhar para cada pessoa nas suas dimensões e saber com que frequência elas se alternam.

 

Somente assim, poderão orientá-las para conquistar o “seu melhor” e apoiá-las para buscar seu bem-estar interior.

Valdenice Sanchez
Valdenice Sanchez
Sócia- consultora da Simbolicah, que há 20 anos desenvolve Lideranças e Equipes. Possui as seguintes formações: Psicologia -UNESP, MBA em RH-FIA, Jogos Cooperativos – UNIMONTE, Biopsicologia – Inst. Visão Futuro, Mediação de Conflitos pela ISA/Palas Athena, Coaching e Coaching de Equipes pela ICC - International Coaching Community. Psicologia Positiva Latinoamérica_CiPPLA pelo IBI_Instituto Bienestar Integral – México.